A água que abastece dezenas de cidades através da Adutora Coremas-Sabugy também estava, e em muitos casos, continua sendo roubada. Os proprietários de granjas, sítios, fazendas e logradouros furam os canos da Adutora para encher reservatórios, açudes e até pequenas barragens. O ato criminoso foi comprovado pela equipe da CAGEPA em vários trechos, desde a capitação de água na cidade de São Bentinho, nas proximidades de Pombal e em quase toda região polarizada por Patos.
“Os casos são absurdos! Os criminosos quebram as ventanas que servem para extrair o ar dos canos e até furam esses da Adutora. Com isso a água perde vazão e milhares de pessoas ficam prejudicadas servindo para o interesse de alguns. É difícil descobrir quem fez o ato, mas estamos tomando medidas judiciais para evitar esse crime”, relatou Maciel.
Em São Mamede os moradores estavam sendo prejudicados pelo roubo através dos canos da Adutora que levava água para a cidade. Desde que foram descobertos os desvios, a água começou aos poucos a retornas as torneiras da cidade também no período da manhã. Antes os moradores só tinham água nas torneiras durante uma parte da noite.
A CAGEPA está estudando a possibilidade de instalar mais uma bomba na estação de capitação de água na cidade de São Bentinho. Com essa medida, a Companhia vai melhorar a vazão da água que se destina ao abastecimento de várias cidades na região.
Na Estação de Tratamento de Água – ETA, localizado no Bairro ás margens do açude do Jatobá, os canos que traziam água para ser distribuída a população de diversas localidades, também estavam danificados pelos desvios e os “gatos” em grande parte do percurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário